Há muitos anos, navios fantasmas têm despertado o medo e o
fascínio de muitas pessoas, desde marinheiros experientes até passageiros
comuns, todos sentindo isso com a mesma intensidade. Desaparecimentos
misteriosos, naufrágios sem sobreviventes, embarcações abandonadas. Vai dizer
que você não se interessa por essas histórias?
É comum encontrarmos contos de transatlânticos abandonados
ou que sumiram sem deixar vestígio, principalmente na internet. Esses fatos
costumam causar um grande interesse nos leitores e a curiosidade fica aguçada.
Por isso, separamos seis casos de navios fantasmas para você conhecer um pouco
mais sobre esse mistério.
El Caleuche
El Caleuche é um navio fantasma que sempre está nas águas da
costa do Chile. "El Caleuche sempre navega à noite e aparece de repente em
meio ao nevoeiro, sempre muito bem iluminado", escreve a autora Ann
Bingham.
Em seu livro "Mitologia do Sul e Mesoamericana de A a
Z" (Chelsea House, 2010), ela diz que o navio "guarda as águas e pune
severamente todas aquelas pessoas que trazem dificuldades para o mar ou para as
criaturas que vivem nele".
HMS Erebus e HMS Terror
Em 19 de maio de 1845, dois navios — HMS Erebus e HMS Terror
— partiram para a Inglaterra com a vela definida para o Ártico canadense. Seu
objetivo era navegar através das águas traiçoeiras que separavam os oceanos
Atlântico e Pacífico. Lideradas por Sir John Franklin, as embarcações saíram
para coletar amostras e realizar estudos científicos ao longo do caminho.
Dentro delas, partiram 134 oficiais e homens da expedição,
mas nenhum deles jamais retornou. Mais tarde, foram encontradas mensagens por
uma missão de resgate que indicavam que os navios ficaram presos no gelo da
Ilha do Rei William, no Ártico canadense. Franklin morreu em 11 de junho de
1847 e as embarcações foram abandonadas em 22 de abril de 1848.
Os sobreviventes tentaram atravessar o gelo e alcançar o
continente canadense em segurança, mas não é preciso dizer que a missão falhou.
København
Em 14 de dezembro de 1928, o København, um veleiro
dinamarquês, deixou o Rio de la Plata, entre o Uruguai e a Argentina, rumo à
Austrália. Ele era notável por ter cinco mastros. "Era uma embarcação bem
fácil de ser encontrada, equipada com rádio, motor auxiliar e amplos botes
salva-vidas", escreve Hamish Ross para a revista Sea Breezes.
"Ele era um navio em treinamento e levava uma
tripulação de 60 homens. Muitos deles eram cadetes, alguns de famílias dinamarquesas
muito importantes". A embarcação entrou em contato por meio do rádio com o
navio a vapor norueguês William Blumer em 21 de dezembro, mas depois disso
nunca mais foi vista.
"Após o desaparecimento do København, muitas teorias
surgiram a respeito, mas o mais provável é que ele tenha atingido um iceberg na
escuridão ou neblina", escreve Ross. "Houve relatos de visões de uma
embarcação fantasma de cinco mastros em 1930. Em 2012, destroços que poderiam
ser do København foram encontrados na Ilha de Tristão da Cunha.
HMS Eurydice
Em 1878, o HMS Eurydice, um navio de treinamento da Marinha
Real, sumiu enquanto navegava perto da Ilha de Wight. Uma repentina tempestade
de neve afundou o navio, matando 364 tripulantes, depois de um dia calmo. O
fenômeno ocorreu tão de repente que as pessoas não tiveram tempo para reagir,
de acordo com reportagens da imprensa.
"O Eurydice continuou com a vela levantada e com as
suas portas abertas antes de desaparecer no meio da nevasca", escreveu
Victoria Bartlett em um artigo para o site da BBC. "Por fim, havia apenas
dois sobreviventes", Bartlett observou. O navio ainda continuou flutuando,
mas, por estar fortemente danificado, acabou afundando.
Desde então, vários relatos de uma embarcação fantasmagórica
estão assombrando a área. Marinheiros e visitantes afirmam ter visto um navio
fantasma na Ilha de Wight. Na década de 30, um submarino britânico encontrou o
HMS Eurydice em sua forma "morta". Além disso, Prince Edward
supostamente viu o navio durante as filmagens de um documentário, em 1998.
Mary Celeste
Em 04 de dezembro de 1972, um grupo a bordo de um navio
chamado Dei Gratia encontrou uma embarcação chamada Mary Celeste à deriva no
mar do Oceano Atlântico, não muito longe dos Açores. Ela estava completamente
deserta. Das 10 pessoas que se sabe que estavam a bordo do Mary Celeste,
nenhuma nunca foi encontrada.
Um salva-vidas estava faltando, mas nada no navio deu
nenhuma indicação a respeito do motivo pelo qual o Mary Celeste foi abandonado.
O grupo descobriu que tinha havido algumas inundações, O navio estava
transportando mais de 1.700 barris de álcool, alguns dos quais já haviam
derramado dentro da embarcação.
A tripulação do Dei Gratia levou o Mary Celeste para
Gibraltar, onde as autoridades britânicas começaram uma investigação sobre o
que aconteceu. Eles não foram capazes de chegar a uma resposta definitiva e o
caso do navio ainda permanece sem solução, bem como todas as pessoas que
estavam a bordo nunca foram encontradas.
Flying Dutchman
O navio fantasma mais famoso de todos é o Flying Dutchman
que assombra as águas perto do Cabo da Boa Esperança, na África do Sul.
Existem diversas variações da história, mas a mais famosa é
que o piloto do navio, o capitão Hendrick Vanderdecken, que viveu no século 17,
encontrou uma tempestade no Cabo da Boa Esperança e amaldiçoou Deus e todos os
elementos que Ele estava enviando. O navio atingiu uma rocha e afundou, levando
toda a tripulação junto com ele.
Desde então, o capitão e toda a tripulação fantasma podem
ser vistos navegando pelas águas, esperando o dia de serem perdoados. "Sua
entrada foi recusada em todas as portas e estão condenados a ficarem no oceano
até o período em que a sua penitência expirará", conta uma história
publicada em um livro de 1803 escrito por John Leyden.
Créditos: Megacurioso.com.br
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